O início da jornada percussiva

Março de 2021 foi o mês em que tudo começou para o projeto “One Love, One Drum, Drumming for Inclusion”, um projeto Europeu ao abrigo do programa Erasmus+, em específico, a KA227 – Parceiras para a Creatividade. O projeto nasceu da comunidade international Batalá Mundo que promove a inclusão e diversidade cultural. Três dos seus membros farão parte do consórcio que levará a cabo este projeto: Batalá Paris (Association Batucada), Batalá Atenas (Batalá Atenas Non Profit Organization) e Batalá Braga (Costumes Convergentes Associação).

O “One Love, One Drum, Drumming for Inclusion” é um projeto de inovação alinhado com as prioridades da Ação Chave 2 do programa Eramus+. O seu objetivo principal é produzir uma ferramenta pedagógica e educativa na área da educação não-formal para a inclusão social de grupos de jovens marginalizados e/ou excluídos da sociedade através do uso da percussão e do ritmo, que são já utilizados regularmente pelas organizações parceiras que pertencem ao movimento cultural mundial BATALÁ MUNDO.

Os dois grandes objetivos do projeto são:

O1: Reforçar a rede mundial Batalá Mundo através da formação dos seus líderes e a transformação digital dos seus conteúdos, estrutura operacional e gestão/colaboração on-line, dado o contexto COVID-19, e

O2: Criação de uma ferramenta educativa em formato digital para técnicos de juventude, agentes culturais e organizações para incluir na sua ação local e usar a percussão como método de promoção da inclusão;

Este objetivo será materializado usando a plataforma digital que será criada e que incluirá:

I) Curso de percussão para a inclusão – um extensivo e detalhado curso para que qualquer indivíduo, sem qualquer formação musical, consiga criar um projeto de inclusão através da percussão e

II) Repositório de ferramentas e boas práticas ao nível da inclusão a nível Europeu e Mundial – este será constantemente atualizado pela rede Batalá Mundo que por si só consegue facilmente ilustrar, através da sua experiência, o poder das artes na inclusão.

O plano de ação do projeto inclui uma série de reuniões transacionais que terão lugar em Braga, Paris e Atenas, além de eventos de formação e ações locais que cada parceiro desenvolverá localmente para complementar o projecto.

Fiquem atentos a novos desenvolvimentos do projeto e aguardamos os vossos contactos e mensagens caso tenham interesse em contribuir para a implementação deste projeto!


Retorna